sábado, 25 de fevereiro de 2012

NUBIA LAFAYETTE

NUBIA LAFAYETTE, natural de Carnaubais-RN e foi registrada no Cartório Judiciário  do Assu, nasceu a 21 de janeiro de 1937, Batizada como Idenilde Bezerra de Araújo, aos três anos de idade foi morar no Rio de Janeiro com sua avó materna. Aos oito, já se apresentava no programa “Clube do Guri”, da extinta TV Tupi. Com o apoio de Joel de Almeida, Diretor da Polidor, hoje Universal Music, a cantora gravou o primeiro disco, em 78 rpm, em 1959, com o nome de Nilde Araújo, pelo selo Polidor, com as músicas: “Sou eu” (Valdir Machado e Rubens Machado) e “Vai de vez” (de autoria do potiguar Paulo Tito em parceria com Ricardo Galeno). Adelino Moreira viu Núbia cantando na boate Cave e percebeu que ela seria a intérprete ideal para suas canções. o nome artístico, segundo Núbia, foi ela quem escolheu: “Núbia” para homenagear uma prima e Lafayete “ porque era nome francês, e estava na moda as músicas francesas.
     A Carreira musical de Núbia Lafayette notabilizou-se na década de 1960. Em 1976, classificou-se, em segundo lugar, no Festival da Canção, na Colômbia, com a música “A VIDA TEM DESSAS COISAS”, de César Sampaio. Ganhou vários trofeus-Buzina de ouro do saudoso apresentador Chacrinha, Airton Perdigueiro e Roquete Pinto.
Na década de 1990, fez várias apresentações em Natal. Em 2004 se apresentou  em sua cidade Caranaubais.Os maiores sucessos de Núbia são as músicas Devolvi, Seria tão diferente, Razão e Casa e Comida, Solidão, Fracasso e Mate-me Depressa.
     No dia 3 de novembro de 2007 foi realizado o Primeiro Tributo a Núbia Lafayette. No palco se revezaram quatro artistas da região do Vale do Assu: Lourdinha Martins, Paizinha Domingos, Jácio Oliveira e Danginha. Depois a cantora Elisabete assumiu o comando do Show e para fechar a noite o potiguar João Batista, que participou do programa Fama da Rede Globo de Televisão, também entoou alguns sucessos de Núbia.
     O show foi realizado no Complexo Educacional Luisa Cavalcante. As mesas foram vendidas ao preço de vinte reais, com grande participação  de pessoas de Carnaubais e região do Vale do Assu. O evento foi organizado pelo GREC-Grupo Revolucionário da Educação Carnaubense. Núbia Lafayette, faleceu no dia 18 de junho de 2007 em conseqüência de um AVC

3 comentários:

  1. Ainda Hoje sinto Muito a Morte de Núbia Lafayette, para mim foi a maior cantora romântica de todos os Tempos, que voz linda.

    ResponderExcluir
  2. Ainda Hoje sinto Muito a Morte de Núbia Lafayette, para mim foi a maior cantora romântica de todos os Tempos, que voz linda.

    ResponderExcluir
  3. Queria a foto do jornal do dia do show dela em carnaubais

    ResponderExcluir

ARQUIVO DO LINK MULHERES OESTANAS

Minha foto
Sou mossoroense, com muito orgulho. Sou Subtenente da RR da gloriosa e amada Polícia Militar